10 de agosto de 2021

Compra à vista ou parcelado? Como fazer compras sem estourar o orçamento

compra-a-vista-parcelado

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Quem tem o dinheiro contado sabe muito bem que fazer compras nem sempre é uma tarefa fácil ou agradável. Ter que comprar algo para casa exige tirar um dinheiro do orçamento que muitas vezes irá fazer falta. É por isso que muitas pessoas optam por comprar parcelado, acreditando que esse é o melhor modo de evitar que falte dinheiro para pagar as contas no fim do mês. Mas será que essa é mesmo a melhor maneira? Reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar bastante. 

Fique atento aos juros: 

Muitas pessoas têm aquela ideia de que comprar parcelado é sempre a melhor maneira de não comprometer o orçamento. Mas nem sempre isso é verdade. Antes de comprar algo parcelado, fique atento aos juros. Veja o valor de cada parcela e multiplique pelo número de parcelas. Quando chegar ao valor total, compare com o preço à vista. A depender do item que você está comprando, ou do estabelecimento com o qual está fazendo negócio, pode ser que o preço parcelado chegue a ser 50% mais caro do que o valor à vista. Nesse caso, a parcela pode não ser tão interessante. Caso o valor parcelado seja o mesmo ou muito parecido com o valor à vista, as parcelas podem ser interessantes desde que caibam no seu orçamento. 

Calcule o desconto à vista: 

Quando estamos falando de itens que não são de primeira necessidade como uma TV nova, um computador, ou um celular, esperar e guardar o dinheiro para fazer a compra à vista pode ser uma vantagem. Algumas lojas oferecem um bom desconto para o pagamento à vista que pode fazer com que você economize um bom dinheiro. Se aquilo que você precisa comprar é mais um desejo do que uma necessidade real, talvez seja melhor ir juntando um pouco de dinheiro todo mês para comprar aquele produto no preço à vista e negociar um bom desconto. O valor que você economizar pode ser usado para comprar outra coisa que você esteja precisando. 

Opte por parcelas que caibam no seu orçamento: 

Contrair dívidas nunca é uma ideia muito interessante. Por isso, antes de comprar algo parcelado, certifique-se que você é capaz de cumprir com aquele acordo e pagar todas aquelas parcelas na data correta. De nada adianta comprar algo parcelado se você não conseguir pagar e acabar contraindo outra dívida por causa daquela compra. Se o dinheiro vai faltar no fim do mês, talvez seja melhor você ir guardando e só comprar mesmo quando tiver certeza que tem o dinheiro suficiente para honrar com as parcelas ou para comprar à vista. 

Cuidado com o cartão de crédito: 

O limite do cartão de crédito nem sempre condiz com o tanto de dinheiro que te sobra no mês. Por isso muito cuidado ao fazer compras no cartão, sejam elas à vista ou parceladas. Antes de optar por comprar algo no crédito, faça as contas e veja se você conseguirá pagar o valor total daquela fatura quando chegar. Se achar que não conseguirá honrar o compromisso, não faça a compra. Os juros do cartão costumam ser muito altos, e contrair uma dívida na fatura pode fazer com que você perca muito dinheiro. 

Se você está lidando com problemas financeiros e precisa de um empréstimo para colocar tudo em ordem, você precisa conhecer a Limite na Hora. Oferecemos empréstimos para negativados sem burocracia. 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

Empréstimo com cartão de crédito: vale a pena?

Há momentos na vida da gente em que a situação financeira se torna complicada e não há muita solução a não ser pegar um empréstimo. Atualmente existem várias modalidades de...