27 de julho de 2022

Cartão Clonado — Saiba O Que Fazer Para Se Proteger

Cartão Clonado — Saiba O Que Fazer Para Se Proteger
Saiba quais cuidados tomar para evitar ter o cartão clonado!
Compartilhe este Post

Quem já teve um cartão clonado sabe o quanto é estressante lidar com esse problema. Por mais que os bancos costumem agir rápido na identificação do golpe e no cancelamento do cartão, é sempre uma dor de cabeça dar de cara, na fatura, com compras que não são suas. 

Infelizmente, no Brasil, essa é uma situação bastante comum. De acordo com o relatório da Axur (empresa de cibersegurança), em 2020 o nosso país foi o campeão de vazamento de dados de cartões, correspondendo a quase 50% dos casos registrados no mundo inteiro.

Para evitar participar dessa estatística, é preciso se proteger! Neste artigo você confere:

  • o que é um cartão clonado;
  • dicas de como evitar a clonagem do seu cartão de crédito;
  • como perceber que o seu cartão foi clonado;

Boa leitura!

O que é um cartão clonado?

A clonagem de cartão se tornou um golpe bastante comum na era da internet, mas esse problema existe desde antes. Quando era necessário passar o cartão pela maquininha para que ela lesse a tarja magnética, os fraudadores desenvolveram uma tecnologia que conseguia copiar esses dados no momento da compra.

Com a atualização da grande maioria dos cartões de crédito para a tecnologia do chip (que impede a cópia das informações durante a transação), no entanto, o golpe mudou de figura e passou a acontecer sumariamente no ambiente virtual.

Se você já realizou alguma compra pela internet utilizando o cartão de crédito sabe que, para isso, basta oferecer algumas informações como o número do cartão, a data de validade, o código de segurança, seu nome completo e CPF. 

Quando a segurança do site é falha, no entanto, essas informações podem ser expostas e utilizadas por criminosos para utilizar seu cartão e fazer compras em seu nome — e essa é apenas uma das formas de ter os dados roubados. 

Como evitar a clonagem do seu cartão de crédito

O essencial para se proteger de ter o cartão clonado é tomar muito cuidado com o compartilhamento das suas informações. É muito comum, no dia a dia, que as pessoas passem seus dados diversas vezes pela internet ou mesmo em outros meios — mas esse hábito gera um grande risco. Confira dicas de como evitar essa dor de cabeça:

Confira se o site é seguro

Vai fazer uma compra pela primeira vez em um e-commerce? É preciso saber se o site é seguro. Comece verificando a URL para saber se o endereço do site começa com “https”. Esse S, ao final, indica que a conexão é segura. 

Além disso, observe se o site oferece informações de contato e endereço da empresa e, ainda, se ele tem certificados de segurança. Eles costumam ficar no rodapé e indicam que o site passou por análises e é confiável. 

Jamais coloque os dados do seu cartão em um site suspeito: na dúvida, prefira outras formas de pagamento e fique atento, também, para conferir se o boleto é falso

Não salve as informações do seu cartão em sites ou aplicativos

Vamos combinar: digitar os dados do seu cartão todas as vezes na hora de fazer uma compra é chato — e as lojas virtuais sabem disso. É justamente por isso que elas oferecem a opção de salvar as informações para facilitar em uma próxima compra. Tome cuidado com isso! 

Por mais que você confie no site, ele está sujeito a ser atacado por um crime virtual. Imagine que você salvou os dados do seu cartão em mais de dez lojas pela internet afora: é muito risco a se correr, não é mesmo? Melhor evitar!

Como perceber que seu cartão foi clonado

Para identificar a clonagem de um cartão de crédito (ou qualquer outro golpe financeiro) o primeiro passo é estar sempre muito atento às faturas e demais movimentações da sua conta bancária.

Confira regularmente a fatura do cartão de crédito e, caso identifique uma compra que você não fez, contate o banco imediatamente para pedir o cancelamento do cartão. Atualmente, muitos bancos já oferecem essa opção dentro do app. 

Além disso, uma boa dica é ativar as notificações de compras com seu cartão e movimentações na conta. Assim, fica ainda mais fácil e rápido descobrir uma fraude. 

Nós, da Limite na Hora, nos preocupamos muito com segurança financeira e virtual e, por isso, aqui no blog oferecemos informação de qualidade sobre o assunto. Aproveite sua visita para conferir também o artigo com dicas para não cair no golpe do empréstimo por WhatsApp.

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Fintechs e bancos como aliados em meio à crise.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.