25 de março de 2022

Como Saber Se Meu Nome Está Sujo? 3 Passos Simples

Como Saber Se Meu Nome Está Sujo? 3 Passos Simples
Se você se pergunta “como saber se meu nome está sujo?” e busca por uma solução para o problema, confira este artigo!

Compartilhe este Post

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é: “como saber se meu nome está sujo?”. Afinal, com o cenário atual da economia, a vida financeira das pessoas tem encontrado desafios e dificuldades para manter todas as contas em dia e evitar a inadimplência.

Se você está enfrentando esse problema e quer verificar se está com pendências financeiras, continue a leitura deste artigo para entender como conferir se o seu nome está limpo ou não. Vamos lá!

Como saber se meu nome está sujo?

“Como saber se meu nome está sujo?”. Se essa pergunta não sai da sua cabeça, fique tranquilo porque hoje você verá como o processo para verificar essa informação é mais simples do que imagina, e totalmente gratuito.

São três passos práticos e rápidos de serem feitos. Veja só:

  1. acesse o site ou o aplicativo da Serasa e clique no botão “Consultar CPF”;
  2. se você já tiver cadastro no site, digite seu CPF e a senha para fazer o login. Caso contrário, clique em “Criar uma conta”, no canto superior esquerdo da tela, e preencha algumas informações, como: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha de acesso;
  3. com a sua conta criada e logada, clique em “Meu CPF” e faça a sua consulta.

Viu como é simples e rápido?

Depois de verificar a situação do seu CPF na instituição, caso seu nome esteja sujo, é importante compreender as consequências desse cenário. Então, vamos entender quais problemas podem surgir na sua vida pessoal por causa dessa inadimplência.

Quais são as consequências de ter o nome sujo?

Se antes a pergunta “como saber se meu nome está sujo?” não saía da sua cabeça, agora você já sabe como fazer a consulta e verificar essa informação, certo? E pode ser que, ao fazer essa verificação, você tenha percebido que seu nome realmente está negativado. 

Nesse caso, é importante entender a atenção que você deve dar a esse problema, afinal, ele pode prejudicar bastante a sua vida financeira. Isso porque, ao ficar com o nome sujo, sua pontuação de crédito, também chamada de “Serasa Score”, cai. Se ela estiver abaixo de 500, já é considerada baixa e influencia negativamente na aquisição de créditos com instituições financeiras.

Para entender melhor este cenário, pense que as instituições realizam uma análise do perfil financeiro antes de oferecer o crédito. Afinal, elas precisam entender os riscos de emprestar dinheiro para pessoas para evitar que as parcelas dos empréstimos não sejam pagas.

Nesse processo, se for identificado que seu nome está negativado, ficará entendido que oferecer crédito a você é arriscado e o pedido, possivelmente, será recusado.

Como limpar o nome?

Apesar do cenário de alguém que está negativado ser bastante desfavorável em relação aos pedidos de crédito, é possível reverter a situação.

Agora que a pergunta “como saber se meu nome está sujo?” já foi respondida, é hora de ver como resolver o problema:

1. Entre em contato com a empresa que você está devendo

O primeiro passo para deixar de ser negativado é entrar em contato com a empresa que você está devendo. Por meio desse contato, é possível identificar quais são as dívidas que estão atrasadas e os valores atuais, considerando os juros e multas.

Além disso, é possível estar com dívidas em mais de uma empresa. Neste caso, repita o mesmo processo para todas.

2. Faça uma proposta

Depois de ver quais são os valores que você está devendo, é hora de entender o seu orçamento, organizar as finanças e fazer um planejamento eficiente para pagar as dívidas sem comprometer outras contas.

Para isso, anote todos os seus gastos do mês e veja quanto dinheiro sobrará para que a dívida seja paga sem deixar as outras despesas na mão. Afinal, se elas atrasarem, seu nome será negativado novamente e de nada adiantará todo o esforço que você está fazendo para limpar seu nome, concorda?

Depois de realizar todo esse planejamento com cuidado, envie uma proposta para a empresa credora e negocie a dívida.

Após essas duas etapas, é preciso fazer o pagamento da primeira parcela do acordo. Logo depois da aprovação do pagamento, seu nome não será mais negativado. Esse processo pode levar até cinco dias úteis.

Mas fique atento: é indispensável que todas as parcelas do acordo sejam pagas sem atraso. Portanto, durante a proposta, tenha a certeza de que os valores das parcelas estão de acordo com o seu orçamento.

Gostou do artigo? Então, aproveite que você já sabe como verificar seu CPF e limpar seu nome e conheça os diferentes tipos de empréstimos que você poderá fazer depois de deixar de ser negativado.

Compartilhe este post