23 de março de 2022

Tipos de Empréstimos: Conheça as melhores opções – Limite na Hora

Tipos De Empréstimo — Conheça As Opções E Suas Características
Entenda os diferentes tipos de empréstimo e evite problemas financeiros ao contratar uma modalidade.

Compartilhe este Post

Se você está buscando por uma contratação de linha de crédito mas tem dúvida de qual opção entre os diversos tipos de empréstimo escolher, fique tranquilo porque essa é uma situação bastante comum. Afinal, são diferentes opções, cada uma com suas particularidades.

O empréstimo pode ser utilizado para diferentes finalidades. Ele é uma excelente opção para quem precisa de ajuda para:

  • financiamentos;
  • pagamentos de dívidas;
  • emergências financeiras;
  • compras de bens;
  • entre outras opções.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como escolher a melhor opção? Continue a leitura!

8 tipos de empréstimos

Apesar do empréstimo ser uma boa opção e contar com facilidades na contratação de certas modalidades, é preciso tomar alguns cuidados para não se perder nas faturas e se endividar. Por isso, é indispensável conhecer e entender como cada um dos tipos de empréstimo funcionam. 

Confira a seguir as diferentes modalidades que existem e entenda como elas funcionam:

1. Empréstimo pessoal

A primeira opção da lista dos tipos de empréstimo é a modalidade pessoal. Ele é o tipo mais simples e pode ser utilizado da maneira que o consumidor preferir, ou seja, não é necessário justificar a finalidade da solicitação do crédito.

Ele tem um processo de análise de crédito que precisa ser aprovado pela instituição antes de disponibilizar a quantia solicitada. Para isso, a instituição que irá realizar o empréstimo solicita algumas informações, como comprovante de renda, CPF e outros dados pessoais para decidir se o crédito será ou não liberado.

Porém, é importante ficar atento. O empréstimo pessoal funciona sem garantias, isso significa que os juros também são mais altos. Afinal, o risco de inadimplência é maior por não haver garantia de pagamento.

Então, antes de solicitar essa modalidade, tenha a certeza de que sua renda será o suficiente para dar conta das parcelas do empréstimo sem prejudicar outras faturas.

2. Empréstimo consignado

Mais uma modalidade bastante conhecida entre os tipos de empréstimo é o consignado. Ele se destaca pela praticidade na hora da solicitação. 

Essa facilidade acontece porque os valores são cobrados de forma direta na folha de pagamento ou na aposentadoria. Portanto, a segurança de que as parcelas serão pagas é garantida à instituição que oferece o crédito, aumentando as liberações dos valores solicitados.

Uma outra vantagem, além da facilidade de conseguir autorização de crédito, é a taxa de juros baixa em relação a outras modalidades.

Mas, assim como em qualquer um dos outros tipos de empréstimo, é preciso tomar cuidado para não entrar em problemas financeiros. Portanto, planeje bem a contratação para que os valores das parcelas que serão cobrados automaticamente não comprometam outros pagamentos.

As pessoas que podem aproveitar essa modalidade de crédito são:

  • servidores públicos;
  • beneficiários do INSS;
  • colaboradores de empresas credenciadas.

3. Empréstimo pessoal com garantia

Essa modalidade se assemelha bastante ao empréstimo pessoal, porém, ela exige uma garantia de pagamento. Essa garantia pode ser um apartamento ou um carro. Assim, a instituição que oferece o crédito consegue ter a segurança de que as parcelas serão pagas. Caso contrário, os bens oferecidos como garantia são transferidos definitivamente para ela.

Por solicitar bens como garantia, esse tipo de empréstimo também conta com taxas mais baixas de juros. Porém, é preciso tomar cuidado e organizar as finanças para ter certeza de que todas as parcelas serão pagas corretamente e evitar perder o patrimônio oferecido como garantia.

4. Empréstimo rotativo

O empréstimo rotativo, também conhecido como “pagamento mínimo da fatura”, é uma modalidade referente aos cartões de crédito com finalidade de pagar a conta e não permitir que o nome do consumidor seja sujo devido à inadimplência.

Ele funciona da seguinte forma:

Imagine que no mês 1 a fatura do seu cartão de crédito veio no valor de R$1.500,00. Mas, contando com outros pagamentos essenciais que você precisava realizar neste mesmo mês, não seria possível pagar o valor total. É aqui que entra o empréstimo rotativo.

Basicamente, você faz um pagamento de um valor mínimo e o restante é coberto pelo banco. Essa cobertura é considerada um empréstimo. Por isso, nos próximos meses serão cobrados juros sobre esse valor.

Essa modalidade é fundamental para evitar que seu nome fique sujo, porém, é preciso tomar cuidado para que os juros dos meses seguintes não prejudiquem suas finanças.

5. Cheque especial 

Outra possibilidade é o cheque especial. Ele funciona como um limite de crédito pré-aprovado e fica na sua conta para ser utilizado quando não houver saldo suficiente para o pagamento das contas.

Mas, é importante reforçar que os juros dessa modalidade são os maiores do mercado. Portanto, ela é indicada para uso somente em situações de emergências para evitar que as finanças pessoais sejam prejudicadas.

6. Financiamento imobiliário

Em sexto lugar na nossa lista, temos o financiamento imobiliário, que também é uma modalidade de empréstimo.

Nesse caso, ele é direcionado para a compra de imóveis e acontece, basicamente, da seguinte forma:

  • o comprador do imóvel paga um valor de entrada ao vendedor;
  • o restante do valor é solicitado ao banco, que dividirá em parcelas a serem pagas ao longo de um período definido pela instituição financeira em acordo com o comprador.

7. Home equity

Uma outra alternativa de empréstimo é o home equity. Nessa modalidade, uma pessoa que deseja solicitar crédito utiliza seu imóvel, que precisa estar quitado, como garantia pelo empréstimo de um determinado valor.

A partir desse momento, o imóvel se torna propriedade do banco e só será devolvido ao antigo dono quando todas as parcelas do empréstimo forem quitadas.

8. Limite do cartão de crédito

O último da nossa lista de tipos de empréstimo, mas não menos importante, é o empréstimo utilizando o limite do cartão de crédito.

Essa opção é prática e sem burocracias, afinal, é necessário apenas um cartão de crédito com limite disponível para que o empréstimo seja liberado. E a Limite na Hora é especialista nisso.

É importante destacar que quanto mais limite tiver no seu cartão, maior será o valor disponibilizado para o seu empréstimo. 

Agora você já conhece os diferentes tipos de empréstimo e entendeu as características de cada um deles. Mas pode estar se perguntando qual é a melhor opção. E a resposta para essa pergunta é: depende. Tudo vai depender do seu objetivo, do valor necessário para contratação e de como as parcelas irão afetar seu planejamento financeiro pessoal.

Por isso, avalie individualmente cada opção, faça simulações e escolha a opção que não irá prejudicar o pagamento de outras contas essenciais.

Gostou do artigo? Então, conheça três razões de porque um empréstimo é uma boa opção e aproveite para conhecer as possibilidades que a Limite na Hora tem para você!

Compartilhe este post