10 de agosto de 2021

5 dicas para economizar energia no inverno

economizar-energia

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Quando chega o inverno é natural que a gente acabe consumindo mais energia elétrica. Afinal o dia escurece mais cedo e precisamos ligar mais luzes, o banho tem que se tornar mais quente, entre outras questões. Apesar da clara necessidade, o maior consumo de energia elétrica pode acabar gerando impactos significativos no orçamento da casa. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para economizar energia mesmo no inverno: 

1. Evite demorar demais no banho: 

A não ser que você tenha um sistema de aquecimento a gás, o melhor a se fazer é evitar gastar muito tempo no banho no inverno. Quando os dias estão mais frios, é natural que a gente tenha que usar o chuveiro em uma temperatura mais alta, o que acaba gastando mais energia. É bastante aconchegante ficar um tempo embaixo da água quente nos dias frios, mas sempre que possível é melhor evitar passar longos períodos no banho se não quiser ter uma surpresa na conta de luz no fim do mês. 

2. Cuidado com o aquecedor: 

Durante os períodos mais frios, muita gente acaba optando por comprar um aquecedor elétrico. Eles não custam muito caro e parecem ser uma boa ideia para evitar aquelas noites muito frias em que se torna difícil até dormir. Usar aquecedor é sim uma opção viável, mas tenha cuidado. Esse é um aparelho que costuma puxar muita energia, então é preciso usar com cautela. Prefira ligar o aparelho apenas quando você estiver no cômodo no qual ele está e evite deixá-lo ligado por longos períodos. O melhor a fazer é ligar o aquecedor, esperar o ambiente ficar em uma temperatura agradável e depois desligá-lo. 

3. Escolha um dia na semana para lavar roupas: 

No frio as roupas já demoram mais para secar, então se você quer economizar energia durante esse período, o melhor é escolher um dia da semana para lavar as roupas e outro para passar. Deixe a roupa acumular até ser possível usar a capacidade toda da máquina de lavar de uma vez. A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais puxa energia, por isso quanto menos você utilizá-la para pequenos volumes de roupa, melhor. Com o ferro de passar o cuidado é o mesmo: deixe a roupa acumular e passe todas de uma vez. 

4. Não deixe aparelhos ligados sem necessidade: 

Para economizar na conta de luz, é importante também que você evite deixar os aparelhos ligados sem necessidade. Não deixe a TV ligada caso não tenha ninguém assistindo, tire os eletroeletrônicos da tomada enquanto não estiver utilizando, não deixe o computador ou o notebook ligado na tomada quando não estiver usando e tire carregadores da tomada sempre que possível. Tudo isso evita que você gaste energia sem necessidade. 

5. Compre eletrodomésticos com baixo consumo de energia: 

Se você precisa economizar no fim do mês, opte por comprar eletrodomésticos que tenham baixo consumo de energia. Os eletrodomésticos costumam vir com um selo de consumo de energia para que você tenha ideia do gasto mensal. Sempre que possível, compre eletrodomésticos com o selo A ou B de consumo de energia. 

Se você está com dificuldades financeiras e nem sempre consegue pagar as suas contas em dia, você precisa conhecer a Limite na Hora. Oferecemos empréstimos de maneira fácil e rápida, e sem burocracia. Quer saber mais? Visite nosso site

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

Golpes e empréstimo: como se proteger

O empréstimo pode ser um bom aliado na hora de saldar uma dívida ou fazer um investimento. Mas você sabia que tem que ficar bastante atento para não acabar caindo...