16 de setembro de 2021

Imóvel: comprar ou alugar, o que vale mais em tempos de crise?

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Quando pensamos em investir dinheiro, o sonho de grande parte das pessoas é conseguir uma quantia satisfatória para realizar o sonho da casa própria. Ter o seu próprio imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, mas sempre acaba vindo a dúvida: será que vale mesmo a pena comprar um imóvel? Ou alugar ainda é uma opção mais interessante, principalmente em tempos de crise? Tentamos responder essas perguntas para você.  

Não existe uma resposta correta apenas: 

Em primeiro lugar é importante que você entenda que não existe apenas uma resposta correta. Comprar ou alugar vai depender muito da sua situação financeira, do seu sonho de vida, do quanto você tem guardado no banco, da sua estabilidade no emprego, entre outras questões. É preciso levar algumas coisas em consideração antes de optar por comprar ou alugar um imóvel. 

Pense em quanto dinheiro você tem guardado: 

Se você está guardando o dinheiro há algum tempo, comprar um imóvel agora pode ser interessante. Mesmo com a inflação alta, por causa da crise, existem pessoas que estão vendendo imóveis por um preço abaixo do mercado porque precisam dessa quantia rápido. Caso você tenha boa parte do dinheiro para fazer o negócio à vista, é possível negociar um preço que caiba dentro do seu orçamento. Caso você não tenha esse dinheiro, e tenha que investir em um financiamento, é sempre bom pesar as condições de pagamento antes de se comprometer. Programas como o Minha Casa, Minha Vida, podem ser opções interessantes, mas mesmo com parcelas de baixo valor e com poucos juros, se você não se organizar bem, você pode correr o risco de não conseguir pagar o valor mensal. 

O aluguel pode ser uma boa opção provisória: 

Muitos economistas já defenderam a tese de que o aluguel pode ser uma alternativa interessante caso você invista um determinado dinheiro em uma aplicação de renda fixa como CDI ou tesouro direto e fique morando de aluguel enquanto esse dinheiro vai rendendo o suficiente para que você possa comprar um imóvel. Essa é uma boa estratégia, mas é preciso ter em mente que nem sempre é possível guardar uma quantia alta de dinheiro e que, com a queda da taxa Selic, esses investimentos em renda fixa não estão mais gerando o lucro esperado. 

Nesse caso, o aluguel pode sim ser uma boa opção provisória em dois casos: se você estiver guardando o dinheiro para comprar um imóvel mais pra frente, ou se você realmente está em uma situação em que acha que comprometer parte da renda comprando ou financiando um imóvel pode acabar te colocando em dificuldades financeiras. 

Um empréstimo pode ajudar: 

Caso você tenha encontrado uma chance muito boa de comprar um imóvel à vista, ou de começar um financiamento, um empréstimo pode ser a solução. Se você se organizar corretamente, é possível pagar as parcelas sem criar um problema financeiro. Mas antes de pegar o empréstimo, sempre faça as contas e veja se é mesmo possível. 

Se você quer muito realizar o sonho da casa própria, o empréstimo é uma opção a ser considerada. Empresas como a Limite na Hora, por exemplo, liberam o dinheiro na hora, sem burocracia, e sem necessidade de ter o nome limpo. Se você está precisando de dinheiro rápido, não perca tempo e visite o nosso site.  

Aqui o empréstimo é feito a partir do saldo disponível cartão de crédito e o dinheiro cai na sua conta na hora! É fácil e você recebe o dinheiro para pagar as suas dívidas em menos de 24 horas. Não perca tempo, venha pegar seu empréstimo com a gente clicando no link.  

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

Refinanciamento de dívida: o que é e como te ajudar

Ficar devendo dinheiro para uma empresa ou um serviço não é das melhores sensações do mundo. Além disso, contrair dívidas pode trazer outros problemas como dificuldades na hora de conseguir...