27 de maio de 2022

O Que É Cadastro Positivo E Para Que Serve?

O Que É Cadastro Positivo E Para Que Serve?
Entenda o que é Cadastro Positivo, para que ele serve e quais são as suas principais vantagens.
Compartilhe este Post

Um assunto bastante discutido no universo financeiro é sobre o que é Cadastro Positivo e quais são seus benefícios. Isso porque ele atua como uma solução para que as instituições financeiras tenham mais informações do histórico de pagamentos de contas dos clientes e, consequentemente, contribui para que as pessoas que estão em busca de um empréstimo tenham mais chances de obter o crédito desejado.

Quer saber mais sobre o assunto e entender o que é Cadastro Positivo, para que ele serve e quais são as suas vantagens? Continue a leitura!

O que é Cadastro Positivo?

Muitas pessoas se perguntam o que é Cadastro Positivo e a resposta para essa questão é simples. Ele é um histórico financeiro que apresenta o comportamento dos consumidores em relação ao pagamento de contas. 

Ou seja, é um sistema que reúne informações que podem ser consultadas por bancos e instituições financeiras com o objetivo de analisar as possibilidades e riscos de oferecer crédito aos clientes.

Ele foi criado em 2011 e, por meio da lei complementar nº 166/2019, a adesão e inserção de informações no sistema, que antes era opcional e dependia da solicitação da pessoa, se tornou automática.

Para que serve o Cadastro Positivo?

Agora que você já sabe o que é Cadastro Positivo é hora de entender para que ele serve. Sua principal função é mostrar aos bancos, lojas ou instituições financeiras nas quais alguém deseja realizar uma compra, solicitar um empréstimo ou aumentar o limite do cartão de crédito, que esse cliente é um bom pagador.

Isso é importante pois a informação mais buscada na hora de conceder crédito é se o cliente está com o nome sujo. Porém, essa condição de estar negativado apresenta somente o momento atual da pessoa e traz apenas as contas que não foram pagas antes do vencimento. 

Já com o Cadastro Positivo, todo o histórico de pagamentos será considerado, como as contas pagas em dia, as quitações de empréstimos anteriores e os pagamentos de faturas de cartão de crédito.

Quais são as vantagens do Cadastro Positivo?

Apesar  desse cadastro ser automático desde 2019, existe a possibilidade de pedir para que os dados financeiros sejam retirados do sistema. Porém, ele oferece diversos benefícios aos consumidores. 

Então agora que você já sabe o que é Cadastro Positivo, confira as vantagens desse sistema:

1. Possibilita valores de crédito mais personalizados

Com um histórico mais completo do comportamento do consumidor, as instituições de crédito conseguem analisar mais a fundo o perfil de cada cliente. Isso faz com que os valores de crédito sejam maiores ou menores a partir das condições de pagamento de cada um.

Ou seja, baseado nos seus pagamentos anteriores, fica mais fácil compreender quais são os valores que você conseguirá pagar em parcelas de empréstimos ou financiamentos sem comprometer e prejudicar a sua renda.

2. Possibilita taxas de juros menores

Assim como os valores de crédito a serem oferecidos, as taxas de juros também se tornam mais personalizadas. Isso porque um dos principais motivos dos bancos terem taxas muito altas é, justamente, a falta de informações sobre os clientes.

Isso faz com que as instituições tomem atitudes para reduzir os riscos de inadimplências, aumentando as taxas para todos os clientes. Ou seja, independentemente de você estar entre esses possíveis inadimplentes ou ser um bom pagador, as altas taxas também te afetam.

E é aqui que o Cadastro Positivo entra mais uma vez. Afinal, com ele será possível analisar cada caso individualmente e de maneira personalizada, permitindo que os juros para pessoas que tenham um bom histórico de pagamentos sejam menores e mais adequados.

3. Evita a perda excessiva de score

Como você já viu, ser um bom pagador é fundamental para que as instituições de crédito sintam confiança para oferecer um bom valor de empréstimo. Portanto, é importante garantir que seu score esteja sempre com uma pontuação alta, e para isso você precisa manter as quitações de contas em dia.

Mas com o Cadastro Positivo, ainda que você atrase o pagamento de uma conta, seu score no sistema não será tão afetado. Afinal, como foi falado anteriormente, é considerado todo o seu histórico de pagamento, e não somente o momento atual.

4. Facilita a contratação de crédito por pessoas autônomas

Uma das dificuldades dos trabalhadores autônomos na hora de solicitar crédito ou um financiamento, por exemplo, é a comprovação de renda formal para as instituições financeiras. 

Porém, com o Cadastro Positivo isso não é mais um impedimento. Afinal, com o histórico de comportamento financeiro da pessoa no sistema, o processo de avaliação do score se torna muito mais simples.

5. Está disponível para pessoas jurídicas

Por último, mas não menos importante, é interessante destacar que esse cadastro também é direcionado para pessoas jurídicas e não somente pessoas físicas. Isso significa que se você tem uma empresa, ela também se beneficiará das vantagens desse sistema.

Gostou do artigo? Então, agora que você já sabe o que é Cadastro Positivo e descobriu como ele pode ajudar a aumentar as chances de obter sucesso na solicitação de crédito, conheça os tipos de empréstimos e entenda cada um deles.

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Fintechs e bancos como aliados em meio à crise.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.