10 de junho de 2022

Pix Parcelado — Conheça Essa Nova Funcionalidade E Seus Benefícios

Pix Parcelado — Conheça Essa Nova Funcionalidade E Seus Benefícios
Saiba mais sobre o pix parcelado e seus benefícios.
Compartilhe este Post

O pix tem se tornado cada vez mais popular. A praticidade desse novo meio de pagamento é o que fez com que seu uso tenha tanto sucesso entre os brasileiros. Mas agora, além de suas vantagens atuais, este recurso ganhou uma nova funcionalidade: o pix parcelado, ou pix garantido, como também é chamado.

Seu lançamento está previsto para o segundo semestre de 2022 e ele promete oferecer diversos benefícios, tanto para os lojistas que disponibilizarão o serviço quanto para os consumidores.

Ficou interessado e quer entender mais sobre esse assunto? Então continue lendo este artigo e descubra as vantagens que essa nova funcionalidade terá!

Como funciona o pix parcelado?

O funcionamento do pix parcelado é bem simples. Você pagará por um serviço ou produto utilizando o método de pagamento pix, assim como já acontece atualmente, a diferença é que, ao invés do cliente poder realizar pagamentos apenas com o dinheiro disponível em sua conta, ele também terá a possibilidade de parcelar o valor total da compra e utilizar a função de crédito, assim como acontece com os tão famosos cartões de crédito.

Em resumo, uma parte da compra será paga à vista e a outra será dividida em parcelas que serão descontadas mensalmente e automaticamente da sua conta, em uma data específica acordada entre você e o vendedor.

O crédito disponibilizado para o consumidor será feito pela instituição financeira na qual ele é cliente, que irá garantir que o vendedor receba o valor total da venda instantaneamente. Além disso, ela ficará responsável pela cobrança das parcelas ao comprador.

Quais são os benefícios do pix parcelado?

O pix parcelado promete trazer muitas facilidades para os vendedores e compradores. Confira os principais benefícios que essa nova forma de pagamento irá proporcionar no dia a dia das pessoas:

1. Aumento no número de clientes para os lojistas

O pix, como conhecemos hoje, já está bastante popularizado. Porém, uma das grandes dificuldades dos brasileiros ao fazer compras é ter o valor total do produto ou serviço disponível na conta corrente do banco. É nessas horas que o cartão de crédito e suas vantagens entram na vida dos consumidores, facilitando a aquisição de um produto por meio do parcelamento. 

Mas nem todas as pessoas contam com a ajuda de um cartão de crédito, não é mesmo? E é especialmente nessas situações que o pix garantido terá uma atuação fundamental.

Ou seja, aqueles que têm o nome sujo e não tiveram o cartão liberado pela sua instituição bancária, também poderão se beneficiar dessa nova função do pix. Afinal, o processo exige apenas uma conta vinculada a este serviço.

Isso significa que a primeira vantagem do pix garantido beneficia tanto os clientes que não têm cartão de crédito quanto os vendedores, que poderão atender um novo grupo de compradores e, consequentemente, aumentar as vendas e lucros das lojas.

2. O valor total do pix parcelado é garantido para os lojistas

A segunda vantagem do pix parcelado é que, apesar do valor total da compra ser dividido em algumas vezes para facilitar a aquisição de um produto ou serviço por parte do consumidor, o vendedor receberá o valor total de maneira instantânea.

É daí que vem o seu segundo nome: pix garantido. Afinal, mesmo que o cliente não tenha o valor todo da compra em sua conta bancária, a instituição financeira assumirá o lugar de pagador, entregando o dinheiro completo aos lojistas.

Porém, apesar do recebedor obter o valor total na hora, as parcelas precisarão ser reembolsadas com juros ao banco, que concedeu esse crédito ao cliente. Isso será feito mensalmente por meio da divisão das parcelas. 

Portanto, é indispensável que, na data estipulada para a cobrança, o consumidor tenha em sua conta bancária o dinheiro referente ao valor da compra.

Quais são os cuidados necessários ao usar o pix parcelado?

Como você viu neste artigo, o pix parcelado é uma nova funcionalidade para realizar pagamentos de maneira prática e rápida. Mas apesar dos seus benefícios, é importante tomar alguns cuidados para não transformar esse serviço em dor de cabeça no futuro.

Portanto, para garantir um uso correto e seguro, existe uma dica simples que deve ser seguida: organize as suas finanças e tenha controle para não gastar mais do que você pode. Afinal, o parcelamento de uma compra exige planejamento e disciplina para garantir que, nas datas de vencimento de cada parcela, você tenha o dinheiro disponível na conta. 

Dessa forma, você evita se endividar e ter que deixar de pagar uma conta para priorizar outras.

Gostou do artigo? Então, agora que você já sabe como o pix garantido funciona, confira também como fazer compras sem estourar o orçamento e tenha uma vida financeira mais saudável.

Compartilhe este post