10 de abril de 2024

Refinanciamento de dívidas: vale a pena fazer? Confira os detalhes com a Limite na Hora

mulher cobrindo o rosto com a mão depois de ver boleto, pensando como fazer refinanciamento de dívidas
Veja se o refinanciamento de dívidas é a escolha certa para você! A Limite na Hora esclarece todas as vantagens e riscos dessa estratégia financeira.
Compartilhe este Post
Tempo de Leitura: 5 minutos

Será que o refinanciamento de dívidas é a solução eficaz para quem busca alívio financeiro e uma reorganização das finanças pessoais? 

Neste guia da Limite na Hora, vamos analisar minuciosamente as nuances dessa estratégia, para te ajudar a entender se ela é a melhor alternativa para a sua situação. Com informações claras e precisas, você estará 100% pronto para decidir adequadamente. 

Então, antes de assinar qualquer contrato, confira os detalhes conosco e veja se  o refinanciamento de contas é realmente o caminho para colocar suas contas em dia.

Aproveite nossas informações e dicas!

O que é refinanciamento de dívidas?

Refinanciamento de dívidas é uma espécie de empréstimo oferecido a juros mais baixos para que você consiga pegar uma dívida ou financiamento que esteja te trazendo problemas.

Como funciona o refinanciamento de uma dívida?

Imagine que você esteja pagando um empréstimo, mas acha que as parcelas estão pesando demais no seu bolso. Aí entra o refinanciamento… 

Você negocia um novo empréstimo, com condições mais amigáveis, para quitar a dívida antiga. Esse novo acordo pode ter juros mais baixos, parcelamento estendido ou até os dois, deixando as prestações mais tranquilas para o seu orçamento.

Tipos de refinanciamento

No mundo dos refinanciamentos, existem algumas opções. Você pode fazer um refinanciamento imobiliário, em que sua casa ou apartamento entra como garantia, geralmente trazendo juros menores. 

Tem também o refinanciamento de veículo, que funciona parecido, só que com seu carro como garantia. Além disso, tem gente que refinancia, até mesmo, empréstimos estudantis. 

Independentemente do tipo de refinanciamento, a ideia é sempre a mesma — pegar um empréstimo novo com condições melhores para pagar o antigo. 

Refinanciamento de dívidas: vantagens e desvantagens

Como tudo na vida, essa estratégia financeira tem seus prós e contras. 

Vamos mergulhar nas vantagens e desvantagens para entender melhor esse recurso e decidir se ele é a melhor jogada para a sua situação.

Vantagens do refinanciamento

  • juros mais baixos: como dito, muitas vezes, o refinanciamento vem com taxas de juros reduzidas, o que pode diminuir o custo total da dívida;
  • parcelas menores: com prazos de pagamento estendidos, as parcelas podem ficar mais leves, facilitando o controle do seu orçamento;
  • consolidação de dívidas: você pode juntar várias dívidas numa só, tornando o pagamento mais gerenciável;
  • melhora do fluxo de caixa: aliviar suas parcelas mensais pode ajudar a ter um respiro no caixa do mês;
  • negociação de condições: em muitos casos, é possível negociar não só juros e prazos, mas outras condições do contrato.

Desvantagens

  • pagar mais a longo prazo: dependendo do novo prazo de pagamento, no fim das contas, você pode acabar pagando mais juros;
  • custos iniciais: taxas administrativas e outros custos de transação podem surgir, encarecendo o processo;
  • colocar bens em risco: em casos de refinanciamento com garantia, como imóveis ou veículos, você pode perder seu bem se não conseguir pagar a dívida;
  • tentar sem mudar hábitos: sem uma mudança de hábitos financeiros, você pode acabar contraindo novas dívidas e ficar num ciclo vicioso.
  • tempo de processo: o refinanciamento pode demorar e ser burocrático, exigindo paciência e tempo para a sua concretização.
papéis ao lado de calculadora, representando o refinanciamento de dívidas

Então, vale a pena fazer um refinanciamento de dívidas?

Várias empresas de crédito oferecem o refinanciamento de dívidas, inclusive permitindo que você junte várias dívidas de uma vez para pagar. 

Mas, agora, fica a grande questão: vale mesmo a pena refinanciar as dívidas? Em alguns casos, sim, vale a pena. 

Se você acumulou muitas dívidas que está com dificuldades de pagar, ou se estamos falando de uma dívida de valor alto que vai perdurar por bastante tempo — como o financiamento de uma casa ou de um apartamento — o refinanciamento pode ser uma boa opção. 

Os juros não são muito altos e é um modo de você honrar com seus compromissos sem arriscar ficar com o nome sujo ou, até mesmo, perder um bem por falta de pagamento. 

Agora, para dívidas menores, existem outras opções que podem fazer um pouco mais de sentido. 

Um empréstimo pode ser melhor do que o refinanciamento? 

Em casos de dívidas menores, sim. Imagine que você está com o pagamento de roupas ou itens para casa em aberto em uma determinada loja, ou deixou de pagar apenas um determinado número de parcelas devido a um imprevisto. 

Isso não causa uma dívida altíssima a ponto de um refinanciamento se tornar a melhor opção. Um empréstimo de um valor baixo pode ser o suficiente, e, além disso, você pode optar por renegociar a dívida ao invés de refinanciar. 

É possível entrar em contato com a empresa ou com o estabelecimento com o qual você tem dívidas e encontrar a melhor maneira de saldar o que você deve — seja pagando em parcelas menores, seja recebendo um desconto para pagar à vista, o que pode ser uma grande vantagem em caso de valores mais baixos. 

Ou seja, o refinanciamento de dívidas é uma boa opção, mas em casos bastante específicos de dívidas longas ou de valores muito altos.  

Conheça opções de empréstimo que podem te ajudar a quitar dívidas

Então, para quem está naquela fase de fazer malabarismo com as finanças e tentando encontrar uma maneira de equilibrar as contas, talvez, seja hora de considerar algumas opções de empréstimo. 

Essas podem ser a chave para consolidar suas dívidas e, até mesmo, salvar o seu orçamento. 

Vamos conhecer algumas dessas opções que podem te dar aquele empurrãozinho necessário para ficar com as contas em dia.

Empréstimo pessoal

É o tipo mais comum de empréstimo, em que você não precisa dar nada em garantia. Ele é ideal para casos de emergência ou quando você precisa de dinheiro rápido. 

Além disso, esse empréstimo é feito para quem tem um histórico de crédito relativamente bom e precisa de flexibilidade no valor e no prazo de pagamento.

Empréstimo para negativado

É especialmente desenhado para quem tá com o nome sujo. As taxas de juros são mais altas, mas ainda pode ser uma solução para sair do aperto. Então, é uma boa saída para quem está com o CPF restrito e encontra dificuldades para conseguir crédito no mercado.

pessoa com boletos em frente ao computador, solicitando o refinanciamento de dívidas

Empréstimo com cartão de crédito

Uma modalidade em que você usa o limite disponível do seu cartão de crédito para pegar um empréstimo. 

É simples e muito rápido. Outro ponto bem interessante é que, mesmo quem está com o nome sujo, pode ter acesso a esse crédito (dependendo da empresa que o disponibiliza). 

De qualquer modo, é sempre recomendado colocar os juros, taxas e condições na ponta do lápis antes de decidir. Um bom empréstimo pode ser a sua salvação.

Solicite o seu empréstimo com o Limite na Hora

Como explicamos, para saldar as dívidas, muitas vezes, o empréstimo é uma opção excelente. 

Como e onde pedir esse crédito? A boa notícia é que a Limite na Hora libera o dinheiro fácil e rapidamente, ou seja, sem grandes burocracias. 

O empréstimo é feito a partir do saldo disponível do cartão de crédito e o dinheiro cai na sua conta na hora. É muito fácil, você recebe o dinheiro para pagar as suas dívidas em menos de 24 horas. Perfeito, não é mesmo? 

Não perca mais tempo, simule o seu empréstimo com a Limite na Hora e tenha o alívio financeiro que você tanto busca e merece!

redatora

🌟 Isabela é uma redatora talentosa, apaixonada por criar conteúdo envolvente e impactante. Sua criatividade, habilidade de comunicação e ética de trabalho impecável garantem resultados excepcionais. Sempre atualizada e comprometida em superar expectativas, ela é uma adição valiosa a qualquer equipe.

📚 Além de sua paixão pela escrita, Isabela é uma ávida pesquisadora, dedicada a aprofundar seu conhecimento em uma variedade de áreas. Sua curiosidade incessante a impulsiona a explorar novos tópicos e a permanecer atualizada sobre as últimas tendências e desenvolvimentos.

Compartilhe este post

MÍDIA | NOTÍCIAS SOBRE A  LIMITE NA HORA

Veja o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a Limite na Hora:

Exame - Existe complementaridade entre fintechs e bancos em meio à crise

Revista Economia SA - : O modelo disruptivo de concessão de créditos via limite do cartão de crédito.

Administradores - Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022.

Space Money - Cartão de crédito: o futuro do crédito pessoal.

Hoje em Dia - A história do empreendedor da Limite na Hora.

Economia S/A - Solicitação aprovada: oportunidades e gargalos das fintechs de crédito.

Bonde - Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

Notícias de Empregos - Empréstimo no cartão de crédito é opção com juros baixos e menos burocracia.

Jornal Contabil - Cartão de Crédito: O futuro promissor do crédito pessoal.

Jornal Tribuna - Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis.

Jornal Tribuna - Concessão de empréstimos para micro e pequenas via limite do cartão de crédito.

Jornal Tribuna - Reviravolta: Empresário supera perda na infância para construir carreira de sucesso.