4 de agosto de 2021

IPVA: como saber quanto está devendo e renegociar as dívidas

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Em momentos de crise e alta das contas como o que o país está passando, é natural que muitas pessoas acabem, por força das circunstâncias, deixando algumas contas sem pagar. O IPVA é uma dessas despesas que muitas vezes é deixada para depois. Se você deixou de pagar seu IPVA em algum dos anos e agora está sem saber quanto exatamente está devendo, ou como negociar essa dívida, nós trouxemos algumas informações que podem te ajudar.

Como saber que estou devendo IPVA?

Em geral, os contribuintes que deixaram de pagar o IPVA recebem uma carta pelo correio avisando do valor em aberto e o que deve ser feito para saldar essa dívida. Caso você não tenha recebido nada, mas ainda assim acredite que está devendo algum valor, você pode entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado, digitar o número do RENAVAM do seu veículo e consultar quanto você está devendo. É também possível ir até a Secretaria da Fazenda pessoalmente e checar quais valores estão em aberto.

Como pagar o IPVA atrasado?

A partir do momento que você descobre que deixou de pagar uma ou mais parcelas do IPVA, você deve acessar o site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado. Depois basta inserir a placa do veículo e o RENAVAM. Quando você checar ao valor devido, você pode emitir uma Guia para Regularização de Débitos (GRD). Esse documento já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso.

Para pagar a dívida você tem algumas opções: você pode pagar à vista, ou optar por pagar parcelado. No site é possível fazer uma simulação e entender se vale mais a pena parcelar ou pagar à vista. Caso você ache o processo complicado, é também possível marcar um horário na Secretaria da Fazenda da sua cidade para que alguém te explique detalhadamente qual o melhor modo de pagar sua dívida. Seja pelo site ou pessoalmente, será emitido um boleto para que você pague o valor integral ou parcelado da dívida em bancos ou casas lotéricas.

Parcelar vale a pena?

Depende muito da sua situação financeira atual. Sempre que possível, na hora de pagar dívidas é mais interessante pagar à vista. Não só porque muitas vezes são oferecidos descontos, mas também porque você não corre o risco de esquecer as parcelas de renegociação e acabar contraindo dívida sobre dívida.

Nós sabemos que muitas pessoas não têm condições de saldar uma dívida de uma vez. Nesse caso, faça as contas e veja quanto é possível pagar por mês sem que isso comprometa o seu orçamento.

Seja no caso de pagar a dívida à vista ou parcelado, o empréstimo é uma opção a ser considerada. Empresas como a Limite na Hora, por exemplo, liberam o dinheiro na hora, sem burocracia, e sem necessidade de ter o nome limpo. Se você está precisando de dinheiro rápido, não perca tempo e visite o nosso site. Aqui o empréstimo é feito através do seu cartão de crédito e o dinheiro cai na sua conta na hora! É fácil, rápido, sem burocracia e você recebe o dinheiro para pagar as suas dívidas em menos de 24 horas. Não perca tempo, venha pegar seu empréstimo com a gente.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

score-serasa

O que é score do Serasa e como funciona:

Se você está sempre preocupado em manter as suas contas em dia é muito provável que você já tenha ouvido falar do Score do Serasa. Embora o nome em inglês...

9 dicas para organizar as suas finanças pessoais

Organizar as finanças pessoais é um grande desafio para várias pessoas, especialmente para trabalha com CNPJ e precisa cuidar também das finanças da empresa. No entanto, é uma tarefa muito importante, já...